07/06/2008

COMPANHEIROS

quero
escrever-me de homens
quero
calçar-me de terra
quero ser
a estrada marinha
que prossegue depois do último caminho
e quando ficar sem mim
não terei escrito
senão por vós
irmãos de um sonho
por vós
que não sereis derrotados

deixo
a paciência dos rios

a idade dos livros

mas não lego
mapa nem bússola

porque andei sempre

sobre meus pés

e doeu-me

às vezes

viver
hei-de inventar
um verso que vos faça justiça
por ora
basta-me o arco-íris
em que vos sonho
basta-te saber que morreis demasiado
por viverdes de menos
mas que permaneceis sem preço
companheiros
Mia Couto(inéditos de «Maderazinco»)

7 comentários:

1/4 de Fada disse...

Que poema tão cheio de sensibilidade. Não conhecia e gostei muito.

muguet disse...

li e volto mais tarde para escrever o que tem de ser escrito....LINDO!!!

Susana Júlio disse...

Mia Couto é um escritor e um poeta que merece ser conhecido e admirado. É excelente tudo o que ele escrve...pronto, eu sou fã! ;)

muguet disse...

viver...
viver é tão importante, não deixar a vida passar ao lado, mesmo que por vezes doam os pés de tantos solavancos, de tanta estrada incerta... viver, abraçar o que nos rodeia, o que não tem preço...abraçar os amigos...

"...Mas vivi! E ainda vivo! Nao passo pela vida...
Bom mesmo é ir á luta com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e vencer com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é MUITO para ser insignificante!"

(Chaplin)

é preciso dizer mais?? :)

lasha... uiiii... simplesmente lindo!! muito bem escolhido, querida su

quanto a mia couto, adooooooooro...e também não conhecia este ;)

Susana Júlio disse...

E agora saiu um novo livro dele que quero ver se compro no lançamento oficial na Byblos. Vale muito a pena aprofundar este escritor. Lhasa é sempre conveniente! :))

:))))))))))))))))))))))))))

Porcelain disse...

Viver? O que é isso?

Unknown disse...

Bonita escolha, como é o teu apanágio.

Boas férias.

Bjnhs

ZezinhoMota