25/04/2008

Sobre os amigos...por Fernando pessoa

"Um dia a maioria de nós irá separar-se. Sentiremos saudades de todas as conversas deitadas fora, das descobertas que fizemos, dos sonhos que tivemos, dos tantos risos e momentos que partilhamos. Saudades, até dos momentos de lágrimas, da angústia, das vésperas dos finais de semana, dos finais de ano, enfim... do companheirismo vivido. Sempre pensei que as amizades continuassem para sempre. Hoje não tenho mais tanta certeza disso. Em breve cada um vai para seu lado, seja pelo destino ou por algum desentendimento, segue a sua vida. Talvez continuemos a encontrar-nos, quem sabe... nas cartas que trocaremos. Podemos falar ao telefone e dizer algumas tolices... Aí, os dias vão passar, meses... anos... até este contacto se tornar cada vez mais raro. Vamo-nos perder no tempo... Um dia os nossos filhos verão as nossas fotografias e perguntarão: "Quem são aquelas pessoas?" Diremos que eram nossos amigos e... isso vai doer tanto! -"Foram meus amigos, foi com eles que vivi tantos bons anos da minha vida!". A saudade vai apertar bem dentro do peito. Vai dar vontade de ligar, ouvir aquelas vozes novamente... Quando o nosso grupo estiver incompleto... reunir-nos-emos para um último adeus de um amigo. E, entre lágrimas, abraçar-nos-emos. Então faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele dia em diante. Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vida, isolada do passado. E perder-nos-emos no tempo... Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo: não deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades... Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!!!"

Fernando Pessoa

12 comentários:

muguet disse...

simplesmente P-E-R-F-E-I-T-O!!!


dia perfeito para começar a percorrer um caminho tecido a três...

dia perfeito para pincelar de impressionantes impressões a tela da vida...

dia perfeito para começar a servir um chá delicioso com aroma a AMIZADE...

...dia perfeito para começar uma felicidade a três...

beijo para nós as três, com sabor a muito, muito, muito carinho e cumplicidade

...e de mim para vocês...OBRIGADA POR EXISTIREM!!

Porcelain disse...

Este blog está lindo, lindo, lindo, lindo, lindo... perdoem-me a ausência, mas há momentos em que o trabalho e as subsquentes parvoíces realmente nos tolhem o tempo... não, não é o tempo o grande tirano, não... os grandes tiranos são os momentos de coisas inúteis que nos abocanham a vida e se fazem trocar pelas coisas que realmente nos são caras...

Conheço bem este texto de Fernando Pessoa... magnífico, lindo, como tudo o que ele escreve, mas já por diversas vezes senti que não sinto o que ele descreve... é incrível às vezes até chego à conclusão que certo "amigo" nem me está a fazer assim tão bem e no entanto, não consigo libertar... isso pode até acontecer num determinado período, mas depois bacabo sempre por me voltar a esbarrar com as pessoas, com o passado... o meu passado é persistente, tende sempre a voltar... isso teria tudo para ser mau, mas não é porque eu gosto... porque ele é, pelos vistos, como as ondas do mar... vai e vem, mas de cada vez que volta vem sempre diferente... e de cada vez que ele volta eu percebo quantas voltas deu o mundo entretanto e fica mais claro o quanto cresci... e porque assim tenho sempre uma segunda oportunidade, eu e quem está comigo...

Talvez ele seja assim porque eu gosto assim... porque eu não gosto de perder, nem da destruição... gosto de construir novo completando o antigo...

Que coisa tão boa minha linda, Su tu és maravilhosa, incrível mesmo... acho que esta é uma constatação que quer eu que a João compartilhamos...

Enquanto eu treinava meninos para o pmate tu fizeste esta coisa magnífica...

E agora... vamos à parte do plágio:

... e de mim para vocês... OBRIGADA POR EXISTIREM!!!

Porcelain disse...

Ah e... não suportaria que morressem os meus amores da mesma forma como não suportaria que morressem os meus amigos... não sem, pelo menos, combinar com todos eles onde nos encontramos lá do outro lado!!! ahahahaha!!!

BJOKAS DO TAMANHO DO UNIVERSO!

Porcelain disse...

Opá Su, ouve... está tudo perfeito... cada detalhe, cada pormenor... eu sei que como eu, não és certinha como pareces... mas és perfeita. Aliás, deve ser por isso mesmo que és perfeita.

Bjoka

bono_poetry disse...

cara su...uma extraordinaria escolha...mexeu comigo e muito este post e novo espaco...


...tenho vontade e saudade...
...agarro-me a tanto e tao pouco...
cruzados os mares do mundo regressas e abracas quem amas desde que es gente...enlouqueco na iminencia de me esquecer das saudades...fazem de mim essencia a fragilidade da saudade...no muro que fiz crescer...esqueci da brecha mais fraca...a do sentir...aquela que te faz chorar...sorrir...pular ...extravasar...sonhar ao dormir...
...ate podes ser maltrapilho para o mundo...antiquado para toda a gente...inutil no fundo...prego ferrugento em obra por acabar...mas se te chamo por amigo...sera para sempre...e a ti te quero presente...hoje amanha...como o fizeste ontem e o faras depois de...espera ...amigos esperem...as velas em barco sem rumo sao sopradas pelo instinto e vento de quem pressente...aguardem mais um pouco...elevarei o meu tom!!!grito daqui!!!oicam!!!estou mais perto...sou de longe o olhar que sentem...chegarei sempre!!!

Susana Júlio disse...

Amigas(os)...não há perfeição. Apenas farpas e memórias, falhas agrestes perdidas na personalidade, cortantes e autodestrutivas...colorem-se do ouro da amizade como forma de compensar, dando aos outros o que penso ser o melhor de mim mesma...e fazendo sorrir eu posso orri um pouco também...mas não perfeição alguma...apenas exteriorização incompleta do que sinto, do que quero dar e do que posso...
O passado tem as suas marés...mas somos nós que as deixamos circular no sangue da nossa alma e no sangue da nossa memória...envenenamo-la ou não conforme a força dessas ondas...que tal substituir as rochas por faróis activos e brilhantes para ludibriar as memórias que vogam nessas ondas do passado...que mais assim poderia dar à costa?! Podem ser de facto os amigos as luzes? Pode ser que sim...

Venham as velas enfunadas e que o sopro seja o teu, ou o dele, ou o dela, mas que venham por bem, quer de perto ou de longe, pois que seja a alma animada pelo sopro da amizade e a costa abrir-se-á num largo abraço, recortando as arestas mais tristes e agressivas do passado e do presente...o futuro fá-lo-emos nós...

Um beijo ENORME e BRILHANTE para vocês...com sabor a lima limão...quente ou fresco conforme a vontade.

muguet disse...

os amigos são apenas luzes efemeras que se cruzam como um farol no mar...

não esperar demais para não sofrer, o menos será sempre mais...é assim que tem de ser...

o verdadeiro farol está dentro de cada um e esse será sempre o objectivo prncipal do respirar do universo...é o meu próximo objectivo a ser alcançado, sei disso porque sei a urgência...

exigo demasiado de mim...e faço o mesmo dos outros. não pode ser!!

o meu barquinho continua a sua jornada com os seus três tripulantes. e vai ser sempre assim, um barco feito para três. é a única coisa imutável na minha vida.

beijo, com sabor a escolhas. e esta é a maré que eu escolho para o meu mar...

su, dar aos outros o melhor que há em ti...é tão bonito e magoa tanto, mas tanto...

Susana Júlio disse...

...não dói mais do que simplesmente existir todos os dias...acredita...

muguet disse...

pois...existir todos os dias é todos os dias dar o melhor que há em nós...

Porcelain disse...

Querida Su: a perfeição existe, para mim, de forma subjectiva... tenho de fazer o meu post sobre a perfeição no impressionantes impressões... acho que o meu conceito de perfeição deixa sempre um espacinho à imperfeição, precisamente para realçar a perfeição... e a perfeição é algo que se consegue a cada momento e a cada instante, quando nós temos aquela sensação de plenitude... a mesma que eu experimentei quando vi a imagem que escolheste para colocar no cabeçalho!! Eu também sinto essa necessidade de compensação minha querida, eu por ser agreste e complicada... o que podes dar é certamente imenso, está bem claro isso.

O veneno do passado e das memórias... pode ser doce e revigorante, actuando como um verdadeiro antídoto se dele retirarmos os devidos ensinamentos... se da fraqueza conseguirmos fazer força... é tão difícil...

Sugiro manter as rochas, com o devido cuidado com as suas arestas cortantes e juntar-lhes a luz dos faróis dos amigos... lá está: a pereição.

O futuro fá-lo-emos nós com as arestas que não cortam, apenas massajam... e com os sopros que vierem por bem...

Porcelain disse...

Querida Muguet linda... ainda bem que já não acreditas naquilo que aqui escreveste... os amigos são luzes persistentes que fazem as tempestades parecerem chuvinhas sem importância...

Desejar de mais, esperar de mais... dói não dói?? Mas porque não? Sabes que a minha teoria é que o que esperamos acaba sempre por vir... mas só o que esperamos com coragem, com o coração todo, sem medo da decepção... e ainda que a decepção venha, ela é apenas temporária, um dia algo acontece que a faz esfumar-se por completo.

Gosto de esperar... gosto de mandar as expectativas lá para cima, enfrentar a decepção e depois esperar tranquilamente... até que as minhas sementeiras comecem a surgir aqui e ali como frutificações a minha esperança, e, talvez também, da minha dor e do meu desespero...

O verdadeiro farol está dentro de nós... que bom, pois assim a iluminação está nas nossas mãos e podemos ainda ter a ajuda das luzes alheias...

Não exijas demasiado de ti... exige apenas de ti o máximo que podes dar e dá sem restrições... serás recompensada... e se não vires a recompensa em lado nenhum, não desesperes, alegra-te em vez disso: é porque ela está para vir e quando vier, virá ampliada.

O teu barquinho tem três tripulantes principais... e mais um milhão de tripulantes que te adora e faz a jornada contigo... nem sempre exactamente onde gostarias que estivessem, mas sempre dando-te o máxmo de si...

Bjoka linda

Porcelain disse...

Caro Bono: um amigo espera sempre e ouve sempre, porque sente... e não precisa chegar para estar... porque está no coração e o coração nunca esquece... nem das saudades.

Os maltrapilhos, os antiquados e os inúteis são sempre mais interessantes... são os que conhecem a rejeição e talvez saibam valorizar mais a amizade verdadeira e sentir melhor o verdadeiro sabor de saber-se aceite incondicionalmente...

Os pregos ferrugentos nas obras por acabar, são os pregos que melhor sustentam a espera até ao dia que alguém venha e se lembre de a concluir... sustentam a espera impedindo o desespero... a própria ferrugem contribui para preencher os espacinhos vazios entre o prego e a tábua... faltará muito para que a ferrugem seja suficiente para desintegrar o prego... e até lá...

O instinto comanda os barcos aparentemente sem rumo... é bom ter um rumo, todos os barcos têm um rumo, mesmo os comandados pelo instinto, o rumo é que não está sempre perceptível... e quanto mais ambicioso o seu rumo, maior a rota e mais desorientado parece o barco... pois quem pressente pressente esse rumo, ainda que disso não tenha consciência...

Acho que vou ao teu blogue chatear-te eheheh!!!