02/05/2008

VIAGEM

“A viagem não começa quando se percorrem as distâncias, mas quando se atravessam as nossas fronteiras interiores.”


Mia Couto

11 comentários:

1/4 de Fada disse...

Vim aqui ter através da Maçã com Canela, dou-me bem com com os aromas... Atraiu-me o nome do vosso blog e o perfil da Su, e não me enganei. Senti-me muito bem à vossa mesa.

Susana Júlio disse...

1/4 de fada: Então que sejas bem-vinda e que possas disfrutar sempre desta "mesa" pois há sempre lugar para quem quiser.
Tens um nome muito onírico e muito bonito, ao quel eu dou uma sempre especial atenção. :))

Um beijinho grande.

muguet disse...

"...o caminho se faz entre o alvo e a seta" (pedro abrunhosa)

tanto que já falamos sobre caminhos, sobre viajens...sobre pegadas...tudo vontades, tudo quedas, trambolhões, desilusões, lágrimas...e tudo o que se segue, através do esforso, da vontade, da ajuda, dos AMIGOS...
su...mesmo assim, com todas as palavras, todas mil de cada vez, cosegues-me pôr a pensar. porque, como sempre, tens o dom de pôr em palavras aquilo que eu não consigo exprimir, porque nem me lembro, porque não me ocorre, porque simplesmente não são essas as palavras que me fogem do pensamento, nesse momento.

sinto que a minha viagem começou há um ano atrás, quando resolvi dar um caminho por encerrado e outro por iniciado. a sensação que tenho é que até lá eu apenas deambulara, nunca percorrendo nenhum percurso. estava parada. sei que podes dizer, e com toda a razão, que nunca se está parado, que parada eu estava a caminhar para um lugar qualquer, algures. sim, é verdade, parada eu caminhava. mas sabes, não tropeçava. e descobri que só mesmo através das quedas é que nos conseguimos levantar ainda mais e, desse modo, percorrer realmente um caminho que nos aproxime de uma evolução.
no meio deste novelo em já me perdi.... então é assim, só desde há um ano para cá é que eu comecei a crescer. acho que é isso que eu quero dizer, crescer..! só através das dores, das feridas, do mercuriocromo e dos curitas é que é possível crescer.

olha su, já me perdi.
o que eu sei é que tanto tu como a lenita têm o condão de explicar o que eu sinto, de pôr as palavras certas no sítio certo.

adorei este post, achei incrível mesmo :DD
eu ainda estou à procura de inpiração, porque parecendo que não, isto tem uma responsabilidade enorme...

olha, já resolvi o teu desafio, com um cadinho de batota à mistura ;) depois vês... agora estou a tentar resolver as questões logisticas da imagem...estamos a fazer braço de ferro, eu quero postar aquela, ela, só porque foi trabalhada no word, não se quer deixar postar, a safadinha :)

de qualquer forma, hoje provavelmente não sai grande coisa aqui desta alma combalida, estou com uma dor de dentes super chata desde ontem.

ahhhh...castelo branco... nem te conto. lindo, lindo, lindo :D:D:D:D
a nossa pequenita endiabrada...olha, simplesmente sem palavras. a lenita, a Mãe, o Pai...incrível, tudo, tudo, tudo!!!!

em relação aos blogs, ando um cadinho fugida, tentei mesmo descansar da net este fds, embora tenha vindo até aos nossos cantinhos. falta-me força para responder aos coments que me deixaram, alguns... imaginas, certo? amanhã, sem dor de dentes(?), eu começo e já sei que depois é só soltar os dedos, cerejas não, nesse caso não... (o dos coments aos 2 pacotinhos de açucar...)
de qualquer forma vi que me atribuiste um prémio...obrigada linda :DD não estava mesmo a contar com prémios...agradeço-te porque são uma forma de chamar um nome a esta nossa amizade tão especial. não li o teu post todo, o meu pensamento voava feito uma "bolotinha" perdida... amanhã, entre as mil coisas, a ver se me consigo dedicar um cadinho a pôr isto em dia :)

beijo grande su...sabor a viagem a trÊs ;))

muguet disse...

fadinha... pensava eu responder às tuas simpáticas palavras no mesmo coment que à su, mas, quando me conheceres um bocadinho melhor, vais ver que tenho uma tendência natural para desenrolar um fio da meada e de repente ter mil pontas todas soltas...eu falo como quem come cerejas, à gulosa...e vou andando, andando, até que já não sei qual a cor das palavras que penso porque as que escrevo já adequiriram tantas mil cores que pronto, lá estou eu outra vez...

bem, vou então tentar divagar um pouquito menos e dizer-te que é um prazer enorme (e sei que falo em bome das três) saber que te sentiste bem à nossa mesa :DD
sempre que quiseres, está uma chávena à tua espera...só tens de escolher o aroma que gostas mais em cada momento, porque não há regras que digam que tem de ser sempre o mesmo... olha, o meu hoje é com sabor a clonix, que tenho um dente a dar cabo de mim :(
vi que deixaste um coment no meu cantinho...desculpa, não deu para responder. também dei um pulinho rápido ao teu e gostei muito...sempre adorei o embondeiro :), achei piada ao sócrates ;) tenho de ir lá com mais calma, esperar uma maré mais sossegada para ter tempo.

resumindo ih ih...volta sempre...o chá tem uma magia especial que o faz estar sempre à temperatura certa :)

beijo, sabor a...colheres de palavras ;))

muguet disse...

MALTA...

...estava aqui a ver isto e, francamente, tive mesmo vontade de apagar os meus coments...é que nunca vi tanto erro junto, livra!!!
um desconto, sim??? a dor de dentes estava brutal e não me deixou voltar atrás para ler o que tinha escrito :((
mesmo assim, ainda vou pensar se não apago mesmo, que vergonha....

Susana Júlio disse...

...engraçado...e eu que ainda ontem fui colocar uma bolota no parapeito da minha janela da varanda. Sabes qual é o significado desse gesto?! Mesmo engraçado agora vir aqui ler algo sobre a bolota/ Bolotinha (que já entendi!)...
Muitas vezes tem-se a sensação que não se caminha enquanto se anda, no dia-a-dia e no seu bulício, por entre prédios de palavras e de encontrões nas horas, segundos aos pontapés ali pelas esquinas...é verdade...não sentimos nada a não ser mais um dia que se passou...um dia a menos no calendário da Vida...talvez não estejamos é devidamente acordados. Percebo perfeitamente o que queres dizer...eu comecei essa espécie de viagem há alguns anos...com muitos tombos feios. Ainda tenho as marcas. Bem dolorosas de cada vez que olho para elas...quase que sangram...mas cada passo que dou em frente sinto-o como uma espécie de vitória. É como se acrescentasse mais uma estrela bem brilhante na minha alma tão escura: olha, qualquer dia é um diamante de tanto brilhar. Por entre as arestas dos picos das estrelas, espreita sempre o negro...são as recaídas...mas não passam disso e tento mentalizar-me de tal.

Acredito que tenha sido uns excelentes dias. A Lenita é uma companhia adorável. Só estive com elas umas poucas horas mas sinto que fosse uma das coisas mais naturais do mundo. Que até provocou saudades! :)) E se os pais são assim como ela também...espectáculo!

As melhoras para essas dores...sei o que é isso...de cada vez que me lembro do meu dente do siso a querer nascer há uns meses atrás...ai ai...e depois as dores que foram para o tirar...

Bem, beijos com sabor a chá branco acompanhado de um pouco de manjar celeste (uma receita que experimentei fazer ontem, de requeijão e de ovos! delícia!).

Porcelain disse...

Ih, ih, ih!! Bem, ouve, tenho andado mesmo distraída... maravilhosa, incrível, aboslutamente magnífica Muguet: adoro os teus erros, os teus atropelos, as tuas ideias a jorrarem misturadas com a dor de dentes!!! Querida, que bom que gostaste de cá estar, mais ainda gostei eu de cá te ter, poderia dizer talvez que pena que eu estivesse com a neura, mas por outro lado conheces o meu lado menos bom, aquele que eu tenho medo de apresentar às pessoas, mas que depois me queixo de que todos me acham uma menina muito boazinha e sossegadinha, olha pelo menos agora já não tens ilusões!! Ah, ah, ah!!! Ainda bem que te adaptaste bem à minha versão irascível, caprichosa, um bocado violenta e bruta. Mas pronto, quando o bicho sai cá para fora, eu depois tento compensar de alguma forma eventuais lesados... e sobretudo, tento evitar que o bicho perturbe as pessoas, mas acredita, nem sempre é fácil... ô feitiozinho!! Além disso, sou explosiva e mais... gosto de discutir com as pessoas!! A sério! Eu gosto de uma boa discussão e isso é deveras preocupante!!

:-ZZZZZ enfim...

Bjoka boa minha linda

Porcelain disse...

Su, minha querida Su... não sei se senti bem saudades, mas sei que compartilho a 100% essa sensação de que sempre te conheci, a sério, sinto uma empatia e uma cumplicidade enormes... já comentei com a nossa Muguet e com a Képia como tens sido importante para mim, porque és a primeira pessoa que consegue compreender e compartilhar comigo certos estados de espírito... estás a ajudar-me a acabar de me curar, a sério!! Quanto às saudades, eu acho que as senti, mas interpretei de maneira diferente, como imensa vontade de continuar a conversar contigo, a aprender contigo, não te passa pela cabeça a forma como me tens ajudado a recuperar muito do tempo perdido em relação ao mundo que me rodeia, tens de me revelar o teu segredo, como consegues saber determinadas coisas que eu fico de boca aberta!!

Esta nossa amizade a três é das coisas mais lindas que já me aconteceu e então se pensarmos nos últimos tempos, então eleva-se mesmo à melhor e à mais especial... que eu gosto de interpretar como o prenúncio de uma nova fase na minha vida, em que muita coisa boa ainda vai acontecer.

Pronto, vocês já perceberam que eu sou assim exageradinha nas coisas, mas pronto, é assim que sinto é assim que digo, eu sou assim com vocês e com toda a gente de que gosto, sou assim com o meu carro e com a minha gata... as pessoas muitas vezes interpretam-me mal, mas olha paciência, vocês dão-me o desconto, pois dão?? eheheh!!!

Bjoka grande minha linda.

Aaaahhh!!! Olha, este fim de semana vou visitar os avós, tu não andarás lá por aquelas bandas??

Porcelain disse...

Cara 1/4 de fada: acho que te vou responder no teu blogue que já fui espreitar e vi que é muito lindo!

Bjokas a todas!!

Porcelain disse...

Jesus e com isto tudo esqueci-me de comentar o post!! Eh, eh, eh, curioso... leia-se a propósito das fronteiras interiores o comentário que eu fiz ao post que se segue eheheh, que eu curiosamente escrevi antes deste ih ih ih... ouve lá...

A viagem nunca começa porque a viagem é como as rectas, não tem princípio nem fim, só não é como as rectas porque é toda aos ziguezagues... a viagem dá um pulo para a frente quando mais uma barreira interior foi ultrapassada... e que delícia de sensação de vitória é essa... as distâncias precisam apenas ser percorridas... as barreiras precisam ser vencidas...

muguet disse...

ó lenita, mas então a viagem é uma linha mista???? uiii...a esta hora, falar de comida...este blog definitivamente vai dar cabo de mim!!! ele é manjares celestiais, é mistas...nem sei por onde comece. acho que vou buscar umas línguas de gato :DD